quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

terça-feira, 29 de novembro de 2016

PERDOA AGORA

Não te detenhas!
Torna à presença do companheiro que te feriu e perdoa, ajudando-o a recuperar-se.
Reflete e ampara-o!
Quantas dores e quantas perturbações lhe vergastaram a alma, antes que a palavra dele se erguesse para ofender-te ou antes que o seu braço, armado pela incompreensão, deferisse contra ti o golpe deprimente?
Guarda a calma e auxilia, sem cessar.
Mais tarde, é possível que não possas, por tua vez, suportar o horrendo assalto da ira e reclamarás, igualmente, o bálsamo da alheia compreensão.
Retorna ao teu lar ou à tua luta e espalha, de novo, a bênção do amor, com todos os corações que jazem envenenados, pelo fel da crueldade ou pela peçonha da calúnia.
Não hesites, porém!
Perdoa agora, enquanto a oportunidade de reaproximação te favorece os bons desejos porque, provavelmente, amanhã, o ensejo luminoso terá passado e não encontrarás, ao redor de ti senão a cinza do arrependimento e o choro amargo da inútil lamentação.
*****
Pelo Espírito: EMMANUEL
Psicografia: Francisco Cândido Xavier
Livro: "Assim Vencerás" - EDIÇÃO IDEAL
Cristiane da silva n°42 1°tb

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

SOBRE O TÉRMINO DO PROJETO...

O projeto "viajando no mundo dos gêneros textuais" se finalizou nesta terça-feira com um CAFÉ LITERÁRIO realizado por todos os alunos do EJA da Unidade Escolar Chibata Miyakoshi!
O projeto teve a duração de dois meses e meio e nesse período de tempo, os alunos entraram em contato com os diferentes gêneros textuais inclusive um deles foi a criação deste blog.
Vários alunos começaram a ler diferentes poemas, crônicas, Literatura de Cordel, conheceram o gênero cartum, charge e tenho certeza de que isso foi apenas um "ponta-pé inicial para que todos possam "Viajar no mundo dos gêneros textuais" aproveitando, saboreando a leitura de forma voluntária e prazerosa.
O Café Literário foi um momento único e mágico onde pudemos compartilhar nossos gostos particulares, nossas preferências por gêneros diversos como a música, cartuns, poemas, cordéis...
O trabalho em equipe foi fabuloso e por intermédio dessa coletividade alcançamos nosso principal objetivo que era compartilhar desse momento de troca, aprendizagem e respeito.
Como professora aprendi muito durante esses dois meses e quero dizer a todos os alunos que:


EU ACREDITO EM TODOS VOCÊS!!!! ACREDITO NO POTENCIAL DE CADA UM!!!! O TRABALHO REALIZADO, AS APRESENTAÇÕES INDIVIDUAIS E COLETIVAS, A CONFECÇÃO DO MURAL, A DECORAÇÃO, OS PRATOS DE DOCES E SALGADO, O BOLO TEMÁTICO, TUDO FOI FRUTO DE UM TRABALHO COLETIVO QUE DEU MUITO CERTO!!!!
QUERO AGRADECER A TODOS OS ALUNOS QUE CONTRIBUÍRAM PARA QUE ESSE MOMENTO ACONTECESSE DE FORMA TÃO BONITA E ESPECIAL!!!
RECEBAM TODOS O MEU FORTE ABRAÇO!!!

COM CARINHO
PROFESSORA SIMONE

"O MEU AGRADECIMENTO A CRIS (FUNCIONÁRIA) E A HELIETE (COORDENADORA) QUE DEDICARAM O SEU TEMPO PARA QUE ESSE EVENTO PUDESSE SER REALIZADO!

Café Literário com os Alunos do EJA E.E. Chibata Miyakoshi e Professora Simone













terça-feira, 22 de novembro de 2016

Eu quero agradecer pelo café literário de hoje foi muito gostoso , agradeço a professora Simone  por te dado esse momento tão especial em minha vida. Cada momento que tenho na escola é especial, jamais me esquecerei , parabéns à todos que participaram, principalmente à professora Simone  e a todos os professores da escola, são todos muito importantes  e legais eu não sabia o que era gêneros textuais  com a professora eu aprendi muita coisa não me interessava por nada dessas coisas eu detestava ler, agora eu me interessei mais por poemas, poesias entre outros. Adoro ler literatura de cordel , ganhei dois livros no café e me interessei a ler os dois,  esse momento nunca mais vou esquecer vai ficar guardado na lembrança .Enfim, parabéns pra todos nós , espero que continuemos com esse blog maravilhoso que a professora criou.


MARLI BENEDICTO 1°TB

Mensagem . Postado por Gildete Teles.

         Desde muito cedo aprendi que em tudo que for fazer tenho que da o meu melhor ,
     Hoje dei o meu melhor! tenho certeza que toda a galera também.por isso a  sensação de alma leve e dever cumprido.
   parabéns para todos !!!! tudo muito lindo . A UNIÃO FAZ A FORÇA.
   




                Uma data muito especial 22 -11-2016  . Foi o nosso café  literário um sucesso!!!!
       



                                           Gildete Teles.
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=189133081490647&id=100011818690895
Cristiane silva e Elaine leite n°s 42 e 8

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

O AMOR:

Em uma sala de aula havia várias crianças. Quando uma delas perguntou à professora:  

- Professora, o que é o amor?

A professora sentiu que a criança merecia uma resposta à altura da pergunta inteligente que fizera. Como já estava na hora do recreio, pediu para que cada aluno desse uma volta pelo pátio da escola e que trouxesse o que mais despertasse nele o sentimento de amor.

As crianças saíram apressadas e, ao voltarem, a professora disse:

- Quero que cada um mostre o que trouxe consigo.

A primeira criança disse:

- Eu trouxe esta flor, não é linda?

A segunda criança falou:

- Eu trouxe esta borboleta. Veja o colorido de suas asas, vou colocá-la em minha coleção.

A terceira criança completou:

- Eu trouxe este filhote de passarinho. Ele havia caído do ninho junto com outro irmão. Não é uma gracinha?

E assim as crianças foram se colocando.

Terminada a exposição, a professora notou que havia uma criança que tinha ficado quieta o tempo todo. Ela estava vermelha de vergonha, pois nada havia trazido.

A professora se dirigiu a ela e perguntou:

- Meu bem, porque você nada trouxe?

E a criança, timidamente, respondeu:

- Desculpe, professora. Vi a flor e senti o seu perfume, pensei em arrancá-la, mas preferi deixá-la para que seu perfume exalasse por mais tempo. Vi a borboleta, leve, colorida! Ela parecia tão feliz que não tive coragem de aprisioná-la. Vi também o passarinho caído entre as folhas, mas ao subir na árvore notei o olhar triste de sua mãe e preferi devolvê-lo ao ninho. Portanto, professora, trago comigo o perfume da flor, a sensação de liberdade da borboleta e a gratidão que senti nos olhos da mãe do passarinho. Como posso mostrar o que trouxe?

A professora agradeceu, pois ela fora a única criança que percebera que só podemos trazer o amor no coração.


"Todas as coisas da criação são filhos do Pai e irmãos do homem. Deus quer que ajudemos aos animais, se necessitam de ajuda. Todas as criaturas em desgraça têm o mesmo direito a ser protegido." - São Francisco de Assis.               Cristianedasilva.  1°tb

Depoimento ! Postado por Gildete Teles.

       
           Pois é passei todos  esses dias vistando esse Blog!,não por uma obrigação mas com uma imensa satisfação porque para me só  foi uma união do útil ao  agradável .Cada viagem que fiz através de pesquisa de gêneros textuais foi um mergulho em turbilhões de sentimento ,poema ,poesias contos, crônicas  cordel etc me fez pensar como  tantas pessoas gastam seu tempo em coisas bobas e deixam de alimentar a alma com coisas tão ricas .
             Fui viajando mais um pouco resolvi fazer uma pequena parada na literatura de cordel,esse gênero de texto levou-me a voltar as minhas origens .Hoje só quero agradecer a professora SIMONE
por proporcionar essa linda viagem .
         
               Gratidão é o que tenho a dizer .Amanhã encerraremos !desde já estou com a sensação de dever cumprido ,   OBRIGADA DEUS POR TUDO !!!!!
               


                                                        Gildete Teles.




                                       
           

sábado, 19 de novembro de 2016

O CAVALO E O FAZENDEIRO:

Um dia, o cavalo de um camponês caiu num poço. Não chegou a se ferir, mas não podia sair dali por conta própria. Por isso o animal chorou fortemente durante horas, enquanto o camponês pensava no que fazer.

Finalmente, o camponês tomou uma decisão cruel: concluiu que já que o cavalo estava muito velho e que o poço estava mesmo seco, precisaria ser tapado de alguma forma. Portanto, não valia a pena se esforçar para tirar o cavalo de dentro do poço. Ao contrário, chamou seus vizinhos para ajudá-lo a enterrar vivo o animal.

Cada um deles pegou uma pá e começou a jogar terra dentro do poço. O cavalo não tardou a se dar conta do que estavam fazendo com ele e chorou desesperadamente.

Porém, para surpresa de todos, o cavalo aquietou-se depois de umas quantas pás de terra que levou. O camponês finalmente olhou para o fundo do poço e se surpreendeu com o que viu.

A cada pá de terra que caía sobre suas costas o cavalo a sacudia, dando um passo sobre esta mesma terra que caía ao chão. Assim, em pouco tempo, todos viram como o cavalo conseguiu chegar até a boca do poço, passar por cima da borda e sair dali trotando.

A vida vai te jogar muita terra nas costas. Principalmente se você já estiver dentro de um poço. O segredo para sair do poço é sacudir a terra que se leva nas costas e dar um passo sobre ela.

Cada um de nossos problemas é um degrau que nos conduz para cima. Podemos sair dos mais profundos buracos se não nos dermos por vencidos. Use a terra que te jogam para seguir adiante!

Recorde-se das cinco regras para ser feliz:

1- Liberte o seu coração do ódio.

2- Liberte a sua mente das preocupações.

3- Simplifique a sua vida.

4- Dê mais e espere menos.

5- Ame-se mais e aceite a terra que lhe jogam. Ela pode ser a solução, não o problema.


"É graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa. Mas graça das graças é não desistir nunca." - Dom Hélder Câmara

Cristianesilva 1°tb
O CAVALO E O FAZENDEIRO:

Um dia, o cavalo de um camponês caiu num poço. Não chegou a se ferir, mas não podia sair dali por conta própria. Por isso o animal chorou fortemente durante horas, enquanto o camponês pensava no que fazer.  

Finalmente, o camponês tomou uma decisão cruel: concluiu que já que o cavalo estava muito velho e que o poço estava mesmo seco, precisaria ser tapado de alguma forma. Portanto, não valia a pena se esforçar para tirar o cavalo de dentro do poço. Ao contrário, chamou seus vizinhos para ajudá-lo a enterrar vivo o animal.

Cada um deles pegou uma pá e começou a jogar terra dentro do poço. O cavalo não tardou a se dar conta do que estavam fazendo com ele e chorou desesperadamente.

Porém, para surpresa de todos, o cavalo aquietou-se depois de umas quantas pás de terra que levou. O camponês finalmente olhou para o fundo do poço e se surpreendeu com o que viu.

A cada pá de terra que caía sobre suas costas o cavalo a sacudia, dando um passo sobre esta mesma terra que caía ao chão. Assim, em pouco tempo, todos viram como o cavalo conseguiu chegar até a boca do poço, passar por cima da borda e sair dali trotando.

A vida vai te jogar muita terra nas costas. Principalmente se você já estiver dentro de um poço. O segredo para sair do poço é sacudir a terra que se leva nas costas e dar um passo sobre ela.

Cada um de nossos problemas é um degrau que nos conduz para cima. Podemos sair dos mais profundos buracos se não nos dermos por vencidos. Use a terra que te jogam para seguir adiante!

Recorde-se das cinco regras para ser feliz:

1- Liberte o seu coração do ódio.

2- Liberte a sua mente das preocupações.

3- Simplifique a sua vida.

4- Dê mais e espere menos.

5- Ame-se mais e aceite a terra que lhe jogam. Ela pode ser a solução, não o problema.


"É graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa. Mas graça das graças é não desistir nunca." - Dom Hélder Câmara

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Jota Quest - Dias Melhores.postado por Gildete Teles


Raízes de Héstia

Olhos postos no espelho
Refletem o dia que há de vir
No cabelo laço vermelho
Rastreio da mente e do devir

Ternura és flor do amanhã
Caminho proferido a acontecer
Saia encarnada do desfecho
Faz-me lembrar de esquecer

Alma nua do pensamento
Cintura de envolto criado
Fino toque encantado
Veste o corpo saciado

Palavras nascem e me refaço
Em chamas altas renasço
Faço das cinzas purpurinas
Consumo e eternizo meus passos

__ Flávia Fernanda - Copyright © 2015

Créditos de imagem: #JosephCapicotto#


Cristiane silva.        1°tb

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

MENSAGEM POSTADA POR Gildete Teles!

       
        Os desafetos não nos traem ou decepcionam .Só os amigos nos traem , pois é deles que esperamos muito .Não devemos nos esquecer das ferramentas para proteger a emoção,''doar-se sem esperar retorno ''.

        Livro  Vá mais Longe .
     Treine sua Memória e sua Inteligêcia.








  AUGUSTO CURY  

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Mensagem postada por Gildete Teles !!!

       Andando em amor ,relacionando-se através do amor, todas as portas celestiais se abrirão
      para entrarmos e desfrutarmos o melhor de Deus para nossas vidas . Amar é um estilo de vida ,
      é renúncia do ego ,é ser dirigido pelo espirito ,manifestando a Glória de Deus pelo poder do Espirito Santo.
   

LIVRO : Amor  Ágape.

      O poder Transformador .


                                            Safan Soares.


       

terça-feira, 8 de novembro de 2016


Pêssego em creme de leite


Ingredientes:

  • Uma lata de pêssego em calda
  • Uma lata de creme de leite

                                                                Modo de fazer

Corte o pêssego em pedaços e coloque- o em uma vasilha , reserve o caldo do pêssego.
Dentro do liquidificador coloque o creme de leite , o caldo do pêssego e três colheres de açúcar . Bata no liquidificador . Por fim, ponha o caldo batido em cima do pêssego  mexendo com uma colher, depois leve à geladeira por três horas


Marli Benedicto 1°TB



Marli Benedicto 1°TB




Marli Benedicto 1°TB

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Mensagem do dia Postado Gildete Teles!!!!

       
             O importante não é o dia em que conquistamo uma amizade,mas o dia em que esta amizade passa ocupar um lugar especial em nossos corações !
   











          Autor desconhecido .
             

sábado, 5 de novembro de 2016

Poema postado por Gildete Teles .



               
                     QUANDO SAIR DO CIEJA
                      FOI COM DOR NO CORAÇÃO
                     NO CHIBATA ENCONTREI
                     AMIZADE DE MONTÃO
                     QUE A  CADA DIA AJUDA
                     A CUMPRIR NOSSA MISSÃO.
                 

                    TEMOS GRANDES PROFESSORES
                    QUE TEM LINDO CORAÇÃO
                    COM TANTO AMOR DEDICADO
                    SÓ  NOS RESTA GRATIDÃO
                    PELA VIDA DOS AMADOS
                    QUE ENSINA A LIÇÃO.
                   

                    FOI COM GRANDE RESISTÊNCIA
                    QUE VIM  AQUI  ESTUDAR
                    LOGO ENCONTREI SIMONE
                    QUE ME FEZ ACREDITAR
                    AINDA HÁ ESPERANÇA
                    PARA QUEM SE DEDICAR .
       
                 
 
                    NESSE CAFÉ LITERÁRIO
                    MOMENTO DE EMOÇÃO
                    APOIANDO OS COLEGAS
                    EM CADA APRESENTAÇÃO
                    DECLARANDO VALE APENA
                    TODA A DEDICAÇÃO.
 

OBS : esse poema ainda não tem nome pois acabe de escreve-lo. (inspiração aula de Filosofia do dia 4 -11-2016)
                                     Gildete teles.

                 
               
                   
               
       
                 

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Mensagem do dia :

Valorize mais as oportunidades que a vida te oferece.  Tenha como objetivo acreditar no seu poder e na sua capacidade de realização. Ao cultivar o otimismo você cria uma atmosfera de boas energias ao seu redor que contribuem para materializar seu desejo.
Foco, força e fé!

Tenha um dia feliz com muitas alegrias!


Espiritismo d allan kardec

Cristiane silva.       1° Tb

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Esfiha fácil
Ingredientes

    Massa:

    • 750 g de farinha de trigo
    • 3 colheres de sopa de açúcar
    • 1 colher de sopa rasa de sal
    • 1 pacote de fermento biológico (fermix) desidratado
    • 1/2 xícara de chá de gergelim
    • 2 ovos
    • 1 copo de água/leite (meio a meio ou 1 copo de leite desnatado)
    • 1/2 copo de óleo (de preferência de girassol)

    Recheio:

    • 500 g de carde moida crua
    • 1 cebola grande
    • Sal a gosto
    • Suco de 1 limão grande
    Modo de Preparo

      Massa:

      1. Coloque numa vasilha os ovos, o leite, o fermento, o óleo, o sal e o açúcar
      2. Deixe o fermento hidratar por 10 minutos
      3. Acrescente então 500 g de farinha de trigo e o gergelim
      4. Sove a massa até os ingredientes se incorporarem
      5. Reserve de deixe a massa crescer até dobrar de tamanho
      6. Importante: Esta massa pode ser preparada de véspera e guardada "crua" na geladeira
      7. Para isso, siga os procedimentos de preparo da massa, porém, não deixe crescer
      8. Assim que terminar de sovar, coloque-a numa vasilha grande e fechada dentro da geladeira
      9. Dura até 4 dias na geladeira

      Recheio:

      1. Misture a carne moída crua com o limão, o sal e a cebola picada em cubos pequenos
      2. Deixe 30 minutos de molho no tempero e então coloque a carne numa peneira ou escorredor pra que fique sequinha e não umedeça demais a massa

      Montagem:

      1. Faça bolinhas médias com a massa
      2. Então abra a bolinha como se fosse fazer uma mini-pizza (fica redondinha)
      3. Coloque uma colher de sopa generosa do recheio e então, una as extremidades do círculo no centro como se fosse uma "trouxa de roupa"
      4. Ou então, feche no formato que desejar
      5. Use o restante da farinha (250 g) para manipular e abrir a massa
      6. Obs: O segredo da esfira macia é não abusar da quantidade de farinha, senão, ela fica seca
      7. Coloque as esfiras numa assadeira polvilhada com farinha e leve ao forno alto 180° graus a 250° graus (depende do forno)
      8. Sirva quente ou fria
                                                                                                               MARLI BENEDICTO 1°TB

      Petit Gateau
      Ingredientes
      • 5 ovos
      • 5 gemas
      • 1 xícara de açúcar
      • 1 xícara de farinha de trigo
      • 250 g chocolate meio amargo
      • 250 g manteiga sem sal
      • Bolas de sorvete de creme para servir
      Modo de Preparo
      1. Em um refratário, coloque a manteiga e derreta em banho-maria
      2. Retire o refratário do banho-maria e junte o chocolate meio amargo ralado
      3. Misture até derretê-lo
      4. Reserve
      5. Em um recipiente, coloque os ovos inteiros e as gemas
      6. Bata com um batedor manual, junte a farinha e o açúcar
      7. Mexa para se agregarem
      8. Junte o creme de chocolate reservado e misture
      9. Encha forminhas de alumínio (descartável) untadas com manteiga e leve ao forno preaquecido a 200°C por 5 minutos (pode demorar mais, depende do forno, verifique sempre com uma faca, quando as laterais estiverem assadas e o centro meio mole está bom)
      10. Retire do forno e sirva com sorvete de creme.

                                                                                                                      MARLI BENEDICTO 1°TB

      terça-feira, 1 de novembro de 2016

      FRASES !! Postado por Gildete Teles


              A gratidão é a memória do coração.
           
               Tudo que me faz bem eu guardo em meu coração....


              Antes de encher a boca com palavras ...preencha seu coração com amor.
       
           

              Autor ;Desconhecido.

      Controlado por grandes sonhos !!Postado por Gildete Teles


                          Penetrou no sonho  de Deus ,que nuca fez  discriminação de pessoas ,nunca destiguiu
                          de miseráveis ,reis  de súditos ,lúcidos de loucos .Foi constrangido pelo sonho dos direitos humanos ,do respeito pela vida . NUNCA DESISTA DOS SEU SONHOS !!!!!



                            AUGUSTO CURY .

      segunda-feira, 31 de outubro de 2016

      MAS É CLARO QUE O SOL... Postado por Gildete Teles !

      Pensamento do dia ! Por Gildete Teles .



                         Vale a pena viver a vida , mesmo quando o mundo parece ruir aos nossos pés .
                          Para isso , devemos usar nossos sonhos para temperar a existência ,nossas dores
                         para nos construir e não para nos destruir


                                          AUGUSTO CURY.
                       




                       

      domingo, 30 de outubro de 2016

      HOMENAGEM A VÓ ROSÁLIA

      Pra falar da querida Vó Rosália
      Já começo da fibra de guerreira,
      Trabalhar, cozinhar e fazer feira
      Vestido colorido e sandália.
      Gostava de juntar parafernália
      E há quem queira abrir o petisqueiro
      A vassoura que varre o seu terreiro
      Lhe espera, tristonha, na latada
      Sua rede no alpendre pendurada
      Sente falta do voo derradeiro.
      O fogão pede lenha pra queimar
      E esquentar o fundo da caçarola
      No seu rádio hoje escuto uma viola
      Sem ter ela por perto pra escutar.
      Tantas frases que posso me lembrar
      “Vão brincar debaixo do imbuzeiro”,
      “Botem água no balde do banheiro”,
      “Metam os pés, se levantem tá de dia”,
      E aquele semblante de alegria
      Que trazia seu brilho verdadeiro.
      Hoje ficou saudade e lembranças
      Dos seus filhos, dos netos, dos bisnetos
      E dos ensinamentos tão corretos
      Que nos deu, ainda quando crianças.
      Nossas vidas são cheias de mudanças
      E a senhora já teve que partir
      Aprendi que chorar e que sorrir,
      São opostos pra o mesmo sentimento.
      Foste embora e em nosso pensamento
      Permaneces bem distante de ir.
      Poema postado por:
      Simone Jesus Saraiva
      1º TB Sala 14

      Bobó de camarão

      Ingredientes
      • 1 kg de camarão fresco
      • sal
      • 3 dentes de alho picados e amassados
      • suco de 1 limão
      • pimenta-do-reino
      • 1 kg de mandioca (prefira as que já vem embaladas e descascadas, é mais prático)
      • 3 cebolas (1 cortada em rodelas e 2 raladas)
      • 1 folha de louro
      • 6 colheres (sopa) de azeite de oliva
      • 2 vidros de leite de coco
      • 1 maço de cheiro-verde picado
      • 2 latas de molho pronto de tomate (pomarola)
      • 2 pimentões verdes bem picadinhos
      • 2 colheres (sopa) de azeite de dendê

      Receita enviado por:
      Simone Jesus Saraiva
      1º TB Sala 14
      Modo de preparo:
      1. Lave os camarões e tempere com sal, alho, pimenta e limão, deixe marinar
      2. Pegue uma panela com água e cozinhe a mandioca em pedacinhos, com louro e a cebola em rodelas
      3. Quando estiver mole, acrescente um vidro de leite de coco
      4. Deixe esfriar um pouco e bata no liquidificador
      5. Esquente o azeite de oliva, junte a cebola ralada e deixe dourar
      6. Acrescente os camarões e frite
      7. Adicione as 2 latas de pomarola, o cheiro-verde, o pimentão e deixe cozinhar por alguns minutos
      8. Junte na mesma panela, a mandioca batida no liquidificador, outro vidro de leite de coco e o azeite de dendê
      9. Deixe levantar fervura e está pronto

      Receita Simples de Vatapá

      VATAPÁ DE CAMARÃO 


      RÁPIDO

      77 4
      Ingredientes
      • 1/2 kg de camarão descascado e lavado, sem cabeça e rabo
      • 2 cebolas médias
      • 2 tomates
      • 1 leite de coco
      • 1 azeite de dendê
      • cheiro verde picado
      • 10 pães
      • 2 pimentas cheirosas
      • sal e pimenta (malagueta ou murupi) a gosto

      Receita postada por:
      Simone Jesus Saraiva
      1ºTB Sala 14
      Modo de preparo:
      1. Refogue o camarão com 3 colheres de dendê junto com a cebola, o tomate, cheiro verde e pimenta cheirosa, reserve
      2. Bata no liquidificador os pães com água, para 2 pães, 1 copo de água
      3. Despeje o pão batido em uma panela e leve ao fogo
      4. Deixe ferver, mexendo sempre, ele começará a engrossar
      5. Quando começar a ferver acrescente o restante do dendê
      6. Acrescente o camarão refogado
      7. Adicione o sal e pimenta, mexendo sempre para não grudar no fundo da panela
      8. Quando estiver quase pronto misture o leite de coco e retire do fogo

      Rita Carvalho, N° 29
      Forrobodó




       
      Ingredientes:
      ·         50 gramas de fermento biológico    
      ·         1 copo (tipo requeijão) de leite morno
      ·         2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina derretida
      ·         10 colheres (sopa) de açúcar
      ·         3 ovos
      ·         1 colher de (sopa) de banha ou óleo           
      ·         Farinha de trigo + ou – 1 kg

      Ingredientes para passar por cima da massa:
      ·         Margarina derretida o suficiente para pincelar a massa
      ·         Açúcar para polvilhar
      ·         1 pacotinho de coco ralado

      Modo de preparo:

      Desmanchar o fermento no leite morno, misturar os demais ingredientes deixando a farinha por ultimo, ir colocando a farinha até que a massa desgrude das mãos e sovar bem, abrir a massa com um rolo, passar a margarina derretida, açúcar e o coco ralado, enrolar tipo rocambole cortar fatias de 1 dedo + ou – deixar crescer por 30 minutos, levar ao forno por aproximadamente 40 minutos, depois de assado passar uma mistura de coco ralado com leite de coco em cima dos forrobodós ainda quente.  

      sábado, 29 de outubro de 2016

      quinta-feira, 27 de outubro de 2016

      Epitafio postado por Gildete Teles !

      Pensamento do dia uma pequena reflexão .

             
                         A leitura faz parte da nossa vida !!! Todos deveria ter a  necessidade de ler ..
              Já faz um bom tempo que   adquirir o hábito  de ler , hoje não consigo ficar um dia sem fazer minha leitura . Desejo que cada um de vocês que visitam esse blog comecem  a pensar na possibilidade  de criar o habito da leitura .


                LEMBREM-SE  LEITURA É HÁBITO !!!!  Não é tempo !!!
                     


                                    Gildete Teles.



         


             

      quarta-feira, 26 de outubro de 2016

      Cordel de Amor

        Um amor, Para sempre


      Já pediram para eu,
      Um romance escrever.
      Daqueles que se gosta,
      Quando se começa a ler.
      Com emoção pra valer.

      Já escrevi romances,
      As pessoas gostaram.
      Mas eram sem futuro,
      Fiz, pois encomendaram.
      Tô escrevendo outro,
      Outra vez, me mandaram.

      Queriam um romance,
      Deste bem apaixonado.
      Se você tem um deste,
      Está elogiado.
      De tão feliz na vida, 
      Que sonha acordado.


                                                 Literatura de Cordel
                                                  Autor: Edivaldo de Lima


                                                                                        Adriana Cabral - 3º T.A

      segunda-feira, 24 de outubro de 2016

      Receita culinária . postada por Gildete Teles.

                 
                              Nhoque de batata doce .
         
                      3 batatas doce grande
                       1 ovo
                       Sal
                      Farinha de trigo branca ou integral.


                              MODO DE FAZER.
                Cozinhar as batatas passar pelo espremedor ou esmagar comum garfo,deixe esfriar .
               depois de frio acrescente o ovo batido sal a gosto  vá acrescentando a farinha até da o ponto
               que desgruda da mão enrole em tiras finas e corte .Coloque para cozinhar em água fervente

      Receita culinária postada por Gildete Teles


                                       BOLO DE TAPIOCA .
             


               500g de tapioca granulada
               1 litro de leite
               1vidro de leite de coco
               1 caixinha de leite condensado
                100g de coco ralado
                1 colher de margarina
                 1 pitada de sal.
         

                      MODO DE PREPARAR

                      Coloque todos os ingredientes numa tigela ,só metade do leite condensado.
                       despeje o leite numa panela coloque no fogo quando ferver despeje na tigela ,
                       sobre os ingredientes vá mexendo até engrossar ponha numa forma espere esfriar ,
                        e desenforme regue com o restante do leite condensado e cubra com coco ralado.
                        Sirva gelado ou como preferir .

               Obs: Esse bolo não vai ao forno.
         



               

      Aonde quer que eu vá - Paralamas do Sucesso


      Crônica Amigo . postado por Gildete Teles.

                 
                       Crônica  Amigo .
           

               
                  Enfim , depois de tanto erro passado .
                  Tantas  retailações ,tanto perigo .
                  Eis que ressurge noutro o velho amigo .
                  Nunca perdido ,sempre reencontrado


                  É bom senta-lo novamente ao lado
                  Com  olhos que contêm o olhar antigo .
                  Sempre comigo um pouco atribulado .
                  E como sempre singular comigo .


                  Um bicho igual a mim , simples e humano .
                   Sabendo se mover e comover .
                    E a disfarçar como o meu próprio engano.
                 


                          Vinicius de Morais

      sábado, 22 de outubro de 2016

      Aline Barros e Fernandinho - Rendido Estou . Gratidão !! Postado por Gildete Teles.

                             
                                    Parabéns para a nossa escola e todos nossos professores!!
        Estamos felizes com o empenho de todos. Nossa festa tava linda!!! Vestimos acamisa do projeto.
                       


                             
                                          Gildete Teles

      quinta-feira, 20 de outubro de 2016

      Cartum   

         
           Rita de Cássia de Oliveira Borba Carvalho. Número: 29.  1° TB

      quarta-feira, 19 de outubro de 2016

      terça-feira, 18 de outubro de 2016

      Bolo de Liquidificador
      Chocolate
         

      Ingredientes

      3 ovos grandes
    1. 1 xícara (chá) de açúcar
    2. 2 xícaras (chá) farinha de trigo
    3. 1 xícara (chá) de chocolate em pó ou achocolatado
    4. 1/2 xícara (chá) de óleo
    5. 1 colher (sopa) de fermento em pó cheia
    6. 1 Colher (chá) de bicarbonato
    7. 1 Pitada de sal
    8. 2 xícara (chá) de água quente
    9. # Cobertura ##

      • 1 lata de leite condensado
      • 3 colheres de Nescau
      • 1/2 caixinha de creme de leite
      • Coco ralado ou chocolate granulado

      Modo de Preparo

      1. No liquidificador coloque os ovos, açúcar e óleo
      2. Bata um pouco, acrescente a água aos poucos até ficar bem clarinho, uns 2 minutos
      3. À parte coloque em uma vasilha a farinha, o chocolate em pó e o sal, misture bem e reserve
      4. De volta ao liquidificador, depois que ficou branquinho, coloque aos poucos a mistura da farinha e chocolate, bata bem
      5. Depois de bem batido coloque a colher de fermento em pó e a colher de bicarbonto bata no mínimo do liquidificador, só para misturar
      6. Desligue e coloque essa mistura numa forma média untada com margarina e polvilhada com farinha de trigo
      7. Coloque o bolo para assar em temperatura de 180°, por mais ou menos 40 minutos, depende do forno de cada um
      8. Esse bolo cresce e não murcha, quando sentir o cheirinho de bolo assado está quase pronto, espete um garfo, se sair limpo está assado
      9. Esse bolo fica super macio, e bem cozido por dentro

      # Cobertura ##

      1. Coloque o leite condensado em uma panela, junto o achocolatado, mexa bem até dar o ponto de brigadeiro, depois coloque o creme de leite, vai ficar bem liquido
      2. Continue mexendo até o ponto de brigadeiro de novo
      3. Depois de pronto, jogue em cima do bolo pronto
      4. Polvilhe o coco hidratado por cima (opcional)


      Marli Benedicto 1TB

      domingo, 16 de outubro de 2016

      POEMA JOSÉ - CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

      José 

      Carlos Drummond de Andrade 


      E agora, José? 
      A festa acabou,
      a luz apagou,
      o povo sumiu,
      a noite esfriou,
      e agora, José? 
      e agora, você?
      você que é sem nome,
      que zomba dos outros,
      você que faz versos,
      que ama, protesta?
      e agora, José?

      Está sem mulher,
      está sem discurso,
      está sem carinho,
      já  não pode beber,
      já não pode fumar,
      cuspir já não pode,
      a noite esfriou,
      o dia não veio,
      não veio a utopia
      e tudo acabou
      e tudo fugiu
      e tudo mofou
      e agora, José?

      E agora, José?
      sua doce palavra,
      seu instante de febre,
      sua gula e jejum,
      sua bilbioteca,
      sua lavra de ouro,
      seu terno de vidro
      sua incoerência,
      seu ódio - e agora?

      Com a chave na mão
      quer abrir a porta,
      não existe porta;
      quer morrer no mar,
      mas o mar secou;
      quer ir para Minas,
      Minas não há mais.
      José, e agora?

      Se você gritasse,
      se você gemesse,
      se você tocasse
      a valsa vienense,
      se você dormisse,
      se você cansasse,
      se você morresse...
      Mas você não morre,
      você é duro, José!

      Sozinho no escuro
      qual bicho do mato,
      sem teogonia,
      sem parede nua
      para se encostar
      sem cavalo preto
      que fuja a galope,
      você marcha, José!
      José, para onde?
        
      Carlos Drummond de Andrade
      Imagem inline 1

      Escrito durante a Segunda Guerra Mundial e da ditadura de Vargas, José, apesar da dureza, ainda tem o impulso de continuar seguindo. Mesmo sem saber para onde...


      POSTADO POR: PROFESSORA CIDÁLIA